Programação da 13ª MOSCA

Faça download de resumo programação das mostras em PDF:

Ou navegue para ver detalhes, clicando nos links dos dias abaixo:

27.nov28.nov29.nov30.nov1.dez2.dez7.dez8.dez

27 de novembro

21:00 │ MOSTRA BRASIL 1 - Panorama de Abertura da Mostra Brasil

Em exibição gratuita entre 27/11 e 03/12

A PALAVRA SONHADA, Mariana Fagundes, Doc, MG, 2019
As vespas gostam de morar com seus parentes e não gostam que mexam com elas. Assim também é Davi Kopenawa, líder Yanomami. No curta, vemos o percurso de Davi como defensor dos direitos dos indígenas e sua atuação dentro e fora da aldeia. Personagens importantes como o líder Ailton Krenak e a fotógrafa Cláudia Andujar cruzam suas histórias de vida.

TEMPO DA FLOR, Tiago Carvalho, Doc, RJ, 2020
É tempo de colheita de flor no alto da Serra do Espinhaço. Jandira e sua família fazem uma longa jornada em busca das valiosas sempre-vivas.

A VOLTA PARA CASA, Diego Freitas, Fic, SP, 2019
No domingo de Páscoa em uma casa de repouso, Plínio, um marceneiro aposentado, está cheio de expectativa com a visita de sua família, porém ninguém aparece para buscá-lo. Anselmo, o jardineiro da casa de repouso, ao vê-lo sozinho e cabisbaixo,  oferece-se para levá-lo até sua antiga casa. Durante o trajeto, cresce a cumplicidade entre os dois, e Plínio revisita as memórias de sua vida no bairro de Santana, em São Paulo, onde nasceu e cresceu. Ao chegarem, Plínio tem uma surpresa que colocará em xeque as suas lembranças.

VINDE COMO ESTAIS, Rafael Ribeiro e Galba Gogóia, Doc/Fic, RJ, 2019
Em um clima pós-eleições, Kit Redstone desembarca na devastada Cidade Olímpica, Rio de Janeiro. Escritor, diretor e performer teatral radicado em Londres, Kit é um homem transgênero e vem ao Brasil com o objetivo de produzir uma peça teatral com atores transexuais no país que mais mata travestis do mundo. Durante o processo, conhecemos esses artistas e suas perspectivas sobre como é ser LGBTQI+ e artista em um cenário apocalíptico para as minorias sociais e produtores de cultura no país.

A sessão temática mais antiga da MOSCA agora é uma mostra com 3 programas de curtas.

00:00 │ MOSTRA MEIA-NOITE 1

Em exibição gratuita entre 27/11 e 03/12

EGUM, Yuri Costa, Fic, RJ, 2019
Após anos afastado devido à violenta morte do irmão, um renomado jornalista retorna para a casa de sua família para cuidar de sua mãe, que sofre uma grave e desconhecida doença. numa noite, o jornalista recebe a visita de dois estranhos, que têm negócios desconhecidos com seu pai. esse encontro, juntamente com acontecimentos que o levam a desconfiar que algo sobrenatural se abateu sobre sua mãe, fazem-no temer uma nova tragédia.

A CASUÍSTICA, Lucas Mancini e Lucas Baldasso, Fic, PR, 2019
Uma cena de crime banhada a sangue: o corpo de um jovem é encontrado horas após um encontro com seu escritor favorito.

COLIDIREMOS, George Pedrosa, Fic, MA, 2019
No seu ultimo dia de vida, nós não passaremos de nós… Restos de planetas, pó de estrela e saudade. E a colisão não passará do simples ato de colidir, o nosso mais profundo verbo: Eu colido, tu faíscas, nós universo.

O ESTRANHO SEM ROSTO, Lucas Martins, Fic, AM, 2019
Ao viver uma crise no seu relacionamento, Bruno começa a ser perturbado por um violento pesadelo e pelo estranho homem nele.

O HOMEM DAS GAVETAS, Duda Rodrigues, Ani, PE, 2020
Uma metáfora para os pecados capitais, exibida através de um homem cujo corpo é feito de gavetas. Um dia, uma das suas gavetas se abre e ele começa uma busca para tentar preencher o vazio em sua existência. Uma animação baseada nas ideais surrealistas de Salvador Dali, em que o cenário surrealista combina com os pecados capitais. O curta-metragem tem aproximadamente 10 minutos e utiliza a técnica de animação stop motion.

28 de novembro

10:00 │ MOSTRA INFANTIL 1

Em exibição gratuita entre 28/11 e 04/12

SAPO XULÉ, Paulo José, Ani, SP, 2019
Sapo Xulé nunca tira seu amado tênis e, por isso, poucas pessoas convivem perto dele, mas ele não dá a menor bola a isso, só quer mergulhar na lagoa, papear com os amigos, treinar Kung Fu...  e nisso ele se acha o mestre! 

DEVORADO  |  EATEN, Mohsen Rezapour, Ani, IRÃ, 2019
Num planeta desconhecido e misterioso, uma criatura parecida com um coelho é devorada; mas esse não é o fim da história.

MALAYZ, Leila Ahang, Sara Hanif, Maryam Alavi e Marziyeh Kordloo, Ani, IRÃ, 2019
O danadinho e estressado peixe chamado Moslem está descansando tranquilamente quando, de repente, um anel dourado cai em sua cabeça. Obcecado, Moslem decide caçá-lo, mas acaba ele mesmo se tornando a caça de algo muito maior.

FUCSIA & LUXY: HORA DO LANCHE!, Jeremías Adrian Bustingorri, Ani, SC, 2019
Fucsia é uma raposa, mãe de Luxy, uma criança brincalhona que constantemente testa a paciência de sua mãe. Hoje elas decidiram fazer um piquenique…

DOCES OU TRAVESSURAS, Karen Takahara, Ani, SP, 2019
No dia 31 de Outubro, Bobó, a abóbora, bate na porta de Dito, o fantasma,  pedindo doces. Dito o ignora e o expulsa de sua casa. Enfurecido, Bobó encontra um livro de bruxarias e invoca um ciclope para assustar Dito e pegar os doces, porém nem tudo vai como o planejado.

DIA DO MANGUEZAL, Alunos do Projeto Animação, Ani, ES, 2019
Do bairro de Goiabeiras, o CMEI Jacyntha Simões apresenta as belezas do manguezal.

ANTES QUE VIRE PÓ, Danilo Custódio, Fic, PR, 2020
Luan é um garoto sensível que acolhe um passarinho e, a partir da relação que estabelece com o bichinho, começa a refletir sobre a fragilidade da vida.

SUPER FAMÍLIA - SER OU NÃO SER, Rodrigo Grota, Fic, PR
As gêmeas revelam gostos diferentes: Janaína prefere dançar e Juliana quer ser baterista de rock. Elas se afastam por conta dessas escolhas, mas logo percebem que não há problema algum em serem diferentes.

17:00 │ MOSTRA JOVEM 1

Lançada para a mostramosca.online, a JOVEM é uma novidade da MOSCA. O programa nº 1 tem foco no público entre 13 e 15 anos (Ensino Fundamental 2).

Em exibição gratuita entre 28/11 e 04/12

O MENINO DAS ESTRELAS, Irmãos Christofoli, Fic, RS, 2019
Benji é um garoto que sofre bullying na escola onde estuda. Após um misterioso cometa cair em sua cidade, o menino adquire poderes especiais e tem que decidir se irá ou não revidar aos ataques que sofre.

LUA |  LUNA, Bianca Di Marco, Fic, EUA, 2019
O mundo de Luna de repente vira de cabeça para baixo quando ela descobre uma mudança em seu corpo.

LAMA, Alunos do Workshop Multimídia da Escola Parque, Ani, RJ, 2019
Um tributo a todas as pessoas, plantas e animais que viviam nas cidades de Marina e Brumadinho (MG) antes das barragens se romperem. Os desastres de Mariana (2015) e Brumadinho (2019) foram as piores tragédias ambientais na história do Brasil.

ABISMO, Breno Bullo e Lucas Manfredini Praça, Ani, SP, 2019
Apreensivo em seu quarto, um garoto espera uma mensagem que nunca chega.

EU NÃO SOU ALICE MAS AQUI É O PAÍS DAS MARAVILHAS  |  I AM NOT ALICE BUT HERE IS WONDERLAND, Mahdieh Sadat e Ahmadi Soleimani, Ani, IRÃ, 2019
Cruzamos galáxias, planetas diferentes e chegamos à Terra. Alice vive bem com sua família e tem amigos como as árvores e os pássaros. Então percebe que as pessoas do outro lado da sua janela são diferentes. São como animais selvagens do seu ponto de vista. Assisti-los se torna um hábito até que a cidade é bombardeada. 

O CLUBE  |  EL CLUB, Emiliano Martinez, Fic, ARGENTINA, 2019
Mateo mora num clube de esportes com seu pai Daniel, que trabalha de vigia. Quando sua mãe morre, o relacionamento de Mateo com o lugar não é mais o mesmo. Algo acontece quando Sofia chega ao clube. Algo de novo acende a possibilidade de mudança. 

O BAMPIRO HORRIQUILATE  |  THE STAREY BAMPIRE, Dan Farmer e Adam Bigum, Fic, AUSTRÁLIA, 2019
Elvie Farmer faz seu primeiro curta metragem sobre O Bampiro Horriquilate. Por sinal, Elvie tem 3 anos de idade... Elvie conta uma história assustadora enquanto Mamãe e Papai filmam tudo que ela diz. O resultado é um conto sobre vampiros bastante incomum, repleto de sustos, risadas e muito protetor solar.

POTE, PAPEL, PEIXE  |  BOWL, PAPER, FISH, Amirshahab Mahdizadeh, Ani, IRÃ, 2020
Uma curta animação de fantasia sobre duas crianças à beira mar. Um garoto que está vendendo peixes vivos e uma garota que está vendendo desenhos de peixes livres.

19:00 │ MOSTRA MINEIRA 1 “MÚSICA-TEMPO”

Em exibição gratuita entre 28/11 e 04/12

DIZ QUE É VERDADE, Claryssa Almeida e Pedro Estrada, Doc, MG, 2019
Alexandre e Suelen são pessoas anônimas que exercem suas atividades cotidianas de forma ordinária até se encontrarem em um videokê do baixo centro de Belo Horizonte, onde viverão o estrelato por uma noite.

TRINDADE, Rodrigo R. Meireles, Doc, MG, 2020
Trindade ouve os ecos da escravidão desde menina. Agora, é ela quem canta.

A VIDA É COISA QUE SEGUE, Bruna Schelb Corrêa, Fic, MG, 2019
Na família de Luiz existe uma ausência que acompanha todos os que ficaram. A rotina, porém, empurra os dias pra frente. No decorrer de uma manhã como qualquer outra Luiz explora um caminho conhecido, vai buscar pães e escuta de um amigo improvável uma história tão boa que distrai sua saudade.

ATÉ AONDE A VISTA ALCANÇA, Jáder Barreto Lima da Silva, Doc, MG, 2019
Dona Maria é escritora e traduz em suas crônicas episódios do cotidiano rio-branquense. No entanto, por questões de saúde, não consegue mais escrever. O neto que sempre ouviu muitas de suas histórias, empresta sua mão para que ela escreva talvez sua última crônica.

21:00 │ MOSTRA BRASIL 2

Em exibição gratuita entre 28/11 e 04/12

QUERO FAZER CONTIGO O QUE FAZ A PRIMAVERA ÀS CEREJEIRAS, Dani Drumond, Doc, CE/SP, 2020
O documentário é um testemunho afetuoso do reencontro de um amor gestado virtualmente há meses entre Dani e Lilith. Filmado nos arredores de sua casa em Camocim, no litoral do Ceará, o filme retrata poeticamente o desaguar desse amor há tempos represado pela distância.

OS ÚLTIMOS ROM NTICOS DO MUNDO, Henrique Arruda, Fic, PE, 2020
2050. O mundo como conhecemos está prestes a ser extinto por uma nuvem rosa. Distante do caos urbano, Pedro e Miguel só querem a eternidade

À BEIRA DO PLANETA MAINHA SOPROU A GENTE, Bruna Barros e Bruna Castro, Doc, BA, 2020
Através de imagens de arquivo pessoal e reflexões sobre as ambivalências que às vezes se imprimem em relações cheias de amor, "à beira do planeta mainha soprou a gente" apresenta recortes de afeto entre duas sapatonas e suas mães.

INABITÁVEIS, Anderson Bardot, Fic, ES, 2020
Através de imagens de arquivo pessoal e reflexões sobre as ambivalências que às vezes se imprimem em relações cheias de amor, ""à beira do planeta mainha soprou a gente"" apresenta recortes de afeto entre duas sapatonas e suas mães.

00:00 │ MOSTRA MEIA NOITE 2

Em exibição gratuita entre 28/11 e 04/12

A CORÇA | LA BICHE, Jennifer Lumbroso, Fic, FRANÇA, 2020
Helena está passando o que parece ser um final de semana romântico no interior da França até que ela tem uma discussão com seu namorado e fica furiosa. Ela decide fugir quando percebe que está em paisagens rurais que desconhece. A natureza demanda seus direitos. A caçada começa. Helena se torna "a corça" quando conhece os habitantes locais.

FOME, Manda Ramoos, Fic, GO, 2019
Uma noite entre amigos em um pub se transforma numa brutal luta pela sobrevivência com a chegada de uma criatura demoníaca.

HORRORSCOPE, Pol Diggler, Fic, ESPANHA, 2019
A vida comum de uma colegial vira de ponta cabeça depois que uma criatura maligna se apodera de seu corpo. Apenas sua mãe, com a ajuda de um estranho médico, será capaz de ajudá-la.

ANTÔNIA, Flávio Carnielli, Fic, SP, 2020
Interior do Brasil, século XIX. Após perder a filha e a neta para a varíola, um casal de idosos decide abandonar suas crenças e tomar uma medida drástica contra o que consideram uma injustiça divina. 

1996, Rodrigo Brandão, Fic, MG, 2019
Duas amigas partem para uma viagem no início do semestre na faculdade. O quê a princípio é uma diversão vai se tornando um pesadelo gravado minuto a minuto.

29 de novembro

10:00 │ MOSTRA INFANTIL 2

Em exibição gratuita entre 29/11 e 05/12

RENASCIDA DAS ÁGUAS, Julio Quinan, Ani, GO, 2019
Para a construção de uma das maiores hidrelétricas, uma bela paisagem deve ser destruída. No meio do caminho, uma pequena cidade resiste à mudança.

LUA | LUNA, Nicolás Caferelli, Ani, ARGENTINA, 2019
Histórias de amor, para que terminem bem, precisam ser simples. E essa termina bem. Martín está apaixonado pela lua. Simples assim.

VIVI LOBO E O QUARTO MÁGICO, Isabelle Santos e Edu MZ Camargo, Ani, PR, 2019
Muito prazer! Meu nome é Vivi Lobo. Essa história é sobre as portas que devemos abrir ao longo da vida, enquanto humanos, enquanto meninas. 

PRÍNCIPE DA ENCANTARIA, Izis Negreiros, Ani, AM, 2018
As margens do Rio Negro a imaginação de Aninha cria asas enquanto Vó Esmeralda conta-lhe a estória de Benito, o boto cor de rosa. 

SUPER FAMÍLIA - A CÁPSULA DO TEMPO, Rodrigo Grota, Fic, PR
Mavi, Pedrinho, Chiquinho, Juliana, Janaína e Lucas resolvem fazer uma cápsula do tempo! Em um futuro distante, o objeto deixado por Chiquinho reafirma a amizade entre eles.


17:00 │ MOSTRA JOVEM 2

Em exibição gratuita entre 29/11 e 05/12

DUDA, Eugenia Castello e William Biagioli, Fic, PR, 2019
É verão e Duda só quer ir para a praia.

PERDIDOS, Eduardo Santos e Renata Malta, Fic, PE, 2020
Será que a gente vai se ver agora?

NÃO SE PREOCUPE | DON'T WORRY, Mana Pakseresht, Exp, IRÃ, 2020
Uma adolescente está sozinha em casa no dia do seu aniversário enquanto sua mãe, que é enfermeira, está na linha de frente no combate ao Coronavírus. A garota mal pode esperar por uma surpresa.

NÃO DÊS OUVIDOS A NINGUÉM, TODO MUNDO ESTÁ COM MEDO!, Wilford R. C. Machili, MOÇAMBIQUE, 2019
Neste filme, a mensagem principal é sobre a força que nossas vozes têm em cada um de nós. A impressionante capacidade do cara-a-cara que nossa voz tem na hora de fazer escolhas e até naqueles momentos em que nem precisamos dela.

HORNZZ, Lena Franzz, Ani, RJ, 2019
Como as escolhas refletem em nossa vida? Através da narrativa surreal de Hornzz, acompanhamos os desafios de uma garota chamada Lu, enquanto ela vai encontrando experiências únicas num mundo de faz de conta.

REBENTO, Vinicius Eliziário, Fic, BA, 2019
Zói, ao saber da gravidez de sua namorada, desata em si, sentimentos suspensos.  Pedro só queria terminar o desenho de sua família.

ANA, Sofia Brayner, Fic, SP, 2019
Olívia é uma adolescente que possui como maior paixão a natação e como objetivo principal ganhar o Campeonato Nacional. Essa tarefa já difícil é complicada ainda mais pela contínua luta da garota com a anorexia. As relações dela com a mãe e a irmã são perturbadas constantemente, porém, sua amiga Ana parece aprovar muito a ideia de Olívia persistir na doença.

VOLTA EM TORNO DO SOL | VUELTA AL SOL, Judith Corro, Fic, PANAMÁ, 2020
É aniversário de César e tudo que ele deseja é ter paz, mas os pais esperam que César vista roupas que o causam desconforto. César tem que tomar uma decisão. Seguir satisfazendo as expectativas de sua família ou ser fiel à sua identidade como homem trans.

19:00 │ MOSTRA INTERNACIONAL 1

Em exibição gratuita entre 29/11 e 05/12

CENA FINAL | ESCENA FINAL, Tommaso Santambrogio, Doc, PERU, 2019
Werner Herzog apresenta "Cena Final", a história de uma criança indígena Ese'eja que encara a morte de seu avô. Durante os dois dias que separam os dois funerais que são feitos pelo falecido, a criança decide ir à cidade pela primeira vez atrás do sonho de seu avô a fim de libertar o espírito dele.

HISTÓRIAS DA VOVÓ | BUBE MAISES, Or Levy, Ani/Doc, ISRAEL
Yaffa é uma senhora de 80 anos que mora numa casa de repouso e tem demência. A demência faz com que ela reviva sua infância. Naquele tempo, seu pai, que era caixeiro viajante, viajava pelo mundo e a mandava cartões postais de cada país que visitava para que ela pudesse se imaginar vivendo aquelas aventuras com ele. Agora com 80 anos, Yaffa milagrosamente ainda continua a receber cartões postais.

MAMÃE SE FOI | MAMÁ SE FUE, Gonzalo Gutierrez Prado, Fic, PERU, 2019
Camilo e Abel se reencontram em virtude da recente morte da mãe e decidem passar o dia na praia onde viveram a infância. Camilo sugere de irem ao vilarejo almoçar, no entanto, a caminhada interminável fará com que antigas memórias floresçam e, com elas, as indagações.

VEM COMIGO | BEAR WITH ME, Daphna Awadish, Ani, HOLANDA, 2019
Um curta-metragem documental de animação sobre imigrantes que deixaram seu lar e atravessaram as fronteiras pelo amor.

FLORIGAMI, Iva Ćirić, Ani, CROÁCIA/SÉRVIA, 2019
Uma solitária flor branca cresce cercada por outras plantas enquanto, dia após dia, luta pela sua sobrevivência.

EMMA PARA SEMPRE | JEUNESSE, MON AMOUR, Léo Fontaine, Fic, FRANÇA, 2019
Aos 16, Ugo se apaixona pela primeira vez. O nome dela é Emma, ele nunca sequer conversou com ela mas esta noite ela vai à festa de Louise. Ugo não é convidado, mas com a ajuda de seus melhores amigos, Bram e Karim, ele vai fazer de tudo para entrar na festa e conquistar o coração da prometida.

21:00 │ MOSTRA BRASIL 3

Em exibição gratuita entre 29/11 e 05/12

ANA TERRA, Alunos do Núcleo Audiovisual de Arapiraca, Doc, AL, 2019
Em Ana existem caminhos irregulares por onde se percorrem, não sabendo por onde será levada, nem onde realmente começa. Seus caminhos distraem e ocultam, feito um labirinto de cores e imagens.

HAT TRICK, Marcia Beatriz, Fic, SP, 2019
Jaque Jolene transmuta herança material feminina em sentimentos.

ALFAZEMA, Sabrina Fidalgo, Fic, RJ, 2019
Em Ana existem caminhos irregulares por onde se percorrem, não sabendo por onde será levada, nem onde realmente começa. Seus caminhos distraem e ocultam, feito um labirinto de cores e imagens.

MAIS UMA MADRUGADA FRIA, Eduardo Basile, Fic, SP, 2019
Dois assassinos de aluguel se enfrentam em um duelo psicológico para descobrir porque o chefe deles contratou um para pegar o outro. Em meio a uma rede de mentiras e ameaças, apenas um sobreviverá para contar a história. De que lado você vai estar quando o gatilho for puxado?  "Mais Uma Madrugada Fria" é um curta-metragem Neo-Noir, baseado em uma HQ independente de mesmo nome, do Brasil para o mundo. 

NO OCO DO TEMPO, Antonio Fargoni, Fic, PB, 2019
Pedro Jeremias é um cangaceiro que vive sozinho e tem como arma o papel e a caneta. Ele vive em paz, porém suas palavras incomodam os "homens"...


00:00 │ MOSTRA MEIA NOITE 3

Em exibição gratuita entre 29/11 e 05/12

GUARÁ, Fabrício Cordeiro e Luciano Evangelista, Fic, GO, 2
No cerrado habitam lobos-guarás e bandeirantes.

OPHIDIA, Lucía Granda, Fic, ARGENTINA, 2019
Uma jovem criada é contratada para tomar conta, apenas por uma noite, de uma estranha senhora em sua casa luxuosa nos arredores da cidade. O que começa como uma rotina de trabalho rapidamente se transforma em algo muito mais perigoso do que a jovem poderia esperar.

O REFLEXO DO ABISMO, Rafael Minari, Fic, SC, 2019
Memórias e pesadelos. Um mergulho nas águas profundas do inconsciente sem nunca encontrar paz. Criaturas perturbadoras caminhando entre o sono e o irrefreável.

MENTE ABERTA, Getulio Ribeiro, Fic, RJ, 2019
Após um término de relacionamento, homem confabula sozinho, no banho, sobre razões em que foi abandonado.

30 de novembro

10:00 │ MOSTRA INFANTIL 3 

Em exibição gratuita entre 30/11 e 06/12

FOGUETE, Pedro Henrique Chaves, Fic, DF, 2020
No coração da cidade, um brinquedo atrai milhares de pessoas e une diferentes gerações. O desafio de subir e descer encanta pai e filho que brincaram no mesmo lugar e guardam segredos nunca revelados. É preciso ter coragem.

A CASA E O MEDO, Eduardo Aliberti, Henrique Truffi e Valentina Salvestrini, Ani/Exp, SP, 2019
Quando um garoto é deixado sozinho, sua casa deve protegê-lo de uma sombra misteriosa que o persegue.

SATURNO, Gaspar Aguirre, Ani, ARGENTINA, 2019
Numa noite chuvosa, um homem recebe uma estranha e inesperada visita. Alguém parece estar interessado nele e em seu querido Saturno.

O VÉU DE AMANÍ, Renata Diniz, Fic, DF, 2019
Amaní é uma garota paquistanesa que mora no Brasil. Ao mudar de casa, a menina muçulmana recebe um presente inesperado da sua nova amiga brasileira: um biquíni.

COMO SEGURAR UMA NUVEM NO CHÃO, Marco Aurélio Gal, Fic, SP, 2019
O que acontece depois do FIM? Essa é a fábula de Isabela, a viagem fantasmagórica de uma menina em busca de sua verdadeira essência.

YIKÁSDÁHÍ - ESPERE O AMANHECER | YIKÁSDÁHÍ - ESPERA EL AMANECER, Gabriela Clar, Ani, ARGENTINA, 2019
Quando chega a hora de criar o mapa celeste, o Deus Negro se mune de uma planta baixa e um saco cheio de estrelas para então criar as constelações. Mas as coisas se complicam quando suas ações chamam a atenção de Coyote, um encrenqueiro que busca qualquer desculpa para fazer peraltices. História baseada em uma lenda Navajo.


17:00 │ MOSTRA JOVEM 3

Em exibição gratuita entre 30/11 e 06/12

CÃO MAIOR, Filipe Alves, Fic, DF, 2019
Cão Maior é uma ficção sobre os afetos e adolescências nas cidades-satélites de Brasília. Ícaro é um jovem que está procurando por coisas que o tirem do tédio das férias de verão, quando, depois de uma partida de futebol, conhece João. Juntos, testemunham o surgimento de uma nova estrela no céu que torna as noites mais quentes e vermelhas.

90 ROUNDS, Juane Vaillant e João Oliveira, Doc, ES, 2019
“90 Rounds” é um documentário de 19 minutos que registrou de forma íntima o cotidiano de João Paulo Soares, jovem de 20 anos conhecido como Mc Noventa. Participante ativo do movimento hip hop há  anos, Noventa conquistou notoriedade nacional a partir de suas participações em Batalhas de Rima, duelos de improviso que  atingiram milhões de visualizações e enorme repercussão na internet,. No momento, ao passo que tenta transformar o reconhecimento em ganhos reais e gerar seu sustento a partir da música, o Mestre de Cerimônia ainda mantém a rotina no trabalho informal para ajudar a família, a militância cultural pelo movimento hip hop e intensa comunicação com sua rede de fãs na internet. Por meio de acompanhamento próximo e registro ativo de seu cotidiano,o documentário reflete sobre os efeitos que essa fama virtual repentina, precoce e fluida pode ter na vida de um jovem negro e de periferia, que vê na expressão do hip hop esperança, enquanto tenta superar diariamente as opressões sistêmicas da sociedade as quais continua sujeito. Além disso, o documentário é (também) uma memória artística sobre o movimento Hip Hop atual e a cultura de rua do Espírito Santo, através do ponto de vista de Noventa, apresentando-os em relação ao espaço urbano, como expressões inerentes e cada vez mais populares nas grandes cidades. 

MENINOS RIMAM, Lucas Nunes, Fic, SP, 2019
Arthur e Alexandre são amigos de infância. Enquanto um se sente pressionado a dar o primeiro beijo, o outro quer se tornar um grande rapper e gravar seu primeiro clipe. Ao se ajudarem, eles iniciam novas descobertas.

PALOMA, Alex Reis, Ani, SP, 2020
No meio da Praça da Sé, em São Paulo, Paloma - uma pomba como qualquer outra - engole um chip e ganha consciência. Mas o que era pra ser uma benção acaba revelando algo terrível: ela, assim como todas as pombas, sempre comeram restos. Diante disso, Paloma vai atrás de justiça para as pombas e, ao lado de Pru, descobrir mais sobre quem se tornou e o seu lugar entre pernas, ratos e outros habitantes da cidade.

LETÍCIA, MONTE BONITO, 04, Julia Regis, Fic, RS, 2020
No interior, Lais conhece a intensa Letícia, com quem passa uma tarde letárgica de verão.


19:00 │ MOSTRA MINEIRA 2

Em exibição gratuita entre 30/11 e 06/12

HÁ TEMPOS NÃO VEJO MINHA MÃE, Luiza Reis, Fic, MG, 2019
Laura tem 7 anos e vive em meio a mudanças constantes com sua jovem mãe, Mônica. Um relato sensível e sincero sobre a infância, memória, e a relação mãe e filha.

TEAR, Mariela Oliveira, Doc, MG, 2019
Tear é um documentário experimental que propõe uma reflexão em torno de um monumento de arquitetura moderna, cujo painel "As Fiandeiras", idealizado por Cândido Portinari, revela a história de mulheres que, com sua luta, se tornam símbolo do desenvolvimento econômico e social da cidade de Cataguases, Minas Gerais, no período em que a indústria têxtil vivia seu apogeu entre as décadas de 1940 e 1950 do século XX. Tear fala sobre a modernidade, mas sobretudo busca responder a uma pergunta: quem são as mulheres Fiandeiras representadas por Cândido Portinari em um monumento que tinha como principal objetivo homenagear o grande industrial José Inácio Peixoto?

GUARDARAM POR NÓS, Catharina Bonfim Bergo, Doc, SP, 2019
No sul de Minas Gerais, três famílias vivem suas vidas no campo, recuperando a importância da relação com a natureza e com o tempo. O cultivo de sementes crioulas as unem através de experiências que resgatam ancestralidades e a possibilidade da diversidade.

MÃTÃNÃG, A ENCANTADA, Shawara Maxakali e Charles Bicalho, Ani, MG, 2019
A índia Mãtãnãg segue o espírito de seu marido, morto picado por uma cobra, até a aldeia dos mortos. Juntos eles superam os obstáculos que separam o mundo terreno do mundo espiritual. Uma vez na terra dos espíritos, as coisas são diferentes: outros modos regem o sobrenatural. Mas Mãtãnãg não está morta e sua alma deve retornar ao convívio dos vivos. De volta à sua aldeia, reunida a seus parentes, novas vicissitudes durante um ritual proporcionarão a oportunidade para que mais uma vez vivos e mortos se reencontrem. Falado em língua Maxakali e legendado, Mãtãnãg se baseia em uma história tradicional do povo Maxakali. As ilustrações para o filme foram realizadas em oficina na Aldeia Verde, no município de Ladainha, em Minas Gerais.

21:00 │ MOSTRA BRASIL 4

Em exibição gratuita entre 30/11 e 06/12

AMNESTIA, Susanna Lira, Doc, RJ, 2019
O curta “Amnestia” elabora uma remontagem sensível dos pedidos de desculpas emitidos pelas Caravanas da Anistia a todos e todas que tiveram suas vidas ou a de seus familiares afetadas pela Ditadura Civil-Militar no país (1964-1985). Como recurso estético, a obra utiliza apenas materiais de arquivo e é narrada por Paulo Abrão, ex Secretário Nacional de Justiça. Através deste ensaio poético, o filme pretende contribuir com os debates acerca da memória e reparação do processo político brasileiro.

IMAGENS DE UM SONHO, Leandro Olimpio, Doc, SP, 2019
Composto de vídeos publicados no Youtube por terceirizados da Petrobras, o filme explora um capítulo importante do país através de fragmentos da vida operária dentro e fora da fábrica. Com suas próprias mãos, a classe trabalhadora registra - ao longo de uma década (2008-2018) - as alegrias e dissabores de sua jornada.

E NO RUMO DO MEU SANGUE, Gabriel Borges, Exp, PR, 2020
"Aos negros brasileiros, regressar à África espiritualmente" Uma apropriação de imagens de um novo cinema para construção de um novo imaginário

LOVE DO AMOR, Fabrício Koltermann, Fic, RS, 2019
Um radialista no interior do rio Grande do Sul luta contra o preconceito.

PERIFERICU, Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira, Fic, SP, 2019
Denise e Luz cresceram entre canções de rap, louvores de igreja e passos de vogue. Da ponte para cá, é preciso aprender que o primeiro princípio para poder acessar a cidade é estar viva.

1 de dezembro

17:00 │ MOSTRA INTERNACIONAL 2

Em exibição gratuita entre 01/12 e 07/12

VEJO VEJO | VEO VEO Tania Cattebeke, Fic, PARAGUAI, 2019
Durante a guerra civil paraguaia de 1947, uma garota do partido vermelho estabelece laços amigáveis com um garoto do partido rival.

AS CRIANÇAS DA BAÍA | LES ENFANTS DE LA BAIE, Emma Séméria, Fic, FRANÇA, 2019
Nice, França. Shanone, 14 anos, é uma solitária. Ela passa seu tempo passeando com seu cachorro pelo calçadão ou fumando na janela. Um dia, um novo aluno chamado Sydney chega à sala dela e alguma coisa muda. Shanone o convida à sua casa.

SEM CÉU | SIN CIELO, Jianna Maarten, Fic, EUA, 2019
Um jovem mexicano que mora em uma cidade na fronteira tenta de tudo para ajudar sua família, mas ele tem que lidar com uma realidade muito cruel quando a garota de quem gosta "desaparece". Baseado em fatos reais da obra "La Frontera".

EGOÍSTAS ANÔNIMOS | LES EGOÏSTES ANONYMES, Guillaume Caramelle, Fic, FRANÇA, 2019 
Nesse grupo de apoio, onde os participantes buscam se libertar de seu egoísmo, Alice parece não se encaixar muito bem.

FUGGIRO TANTO AMORE, Raúl Lorite, Fic, ESPANHA, 2019
Diana e Alex são dois estudantes em um conservatório de música. Certo dia, eles se encontram na casa dela para o ensaio de uma audição. A presença inesperada do namorado de Diana perturba Alex.


19:00 │ MOSTRA MINEIRA 3

Em exibição gratuita entre 01/12 e 07/12

23 MINUTOS, Wesley Figueiredo e Rodrigo Beetz, Fic, MG, 2020
Um grupo de jovens amigos encontra na música a resistência contra o mercado de trabalho e anúncios publicitários que vendem uma vida que não querem ter.

TROVOADA, Renan Eduardo, Fic, MG, 2019
Trovoada é um curta político-social que aborda o genocídio negro nas periferias brasileiras. Acompanhamos a curta história de Mari que, em meio ao tiroteio, entra em estado de transe e reflete sobre o que realmente está acontecendo ao seu redor.

OBSCURA, Felipe Vignoli e Francisco Cavalcanti, Fic, MG, 2020
Casal de jovens gays viaja a uma casa no campo para escapar do preconceito da sociedade, mas as coisas começam a ficar estranhas quando eles não conseguem ficar a sós.

QUANTO TEMPO, Alexandre Felix, Fic, MG, 2020
Durante um reencontro inesperado com o grande amor de sua vida em um sinal fechado, Tom rememora todos os seus erros e precisa desesperadamente dizer tudo o que não foi dito, mas o sinal vai abrir.

O QUE PASSOU, ESTÁ AINDA POR VIR, Lucas Marques, Fic, MG, 2020
Nina (Vitória Raciane) é uma jovem que decide abandonar sua vida na cidade para viver com Yan (Zé Pedro Baroni), seu namorado músico, em uma casa de campo, afastada da civilização. Porém, após encontrar uma foto de Yan com sua antiga namorada, Clara (Marina Azze), Nina começa a ter estranhas visões. Aquela casa esconde um passado que pode ser tornar bastante presente.



21:00 │ MOSTRA BRASIL 5

Em exibição gratuita entre 01/12 e 07/12

OSMILDO, Pedro Daldegan, Doc, DF, 2019
Neto da índia Regina, única remanescente das correrias ocorridas na região em busca da borracha, Osmildo luta pelo resgate das origens Kuntanawa, como da língua materna, da escola indígena diferenciada, dos rituais sagrados, da medicina tradicional e de sua terra demarcada.

O JARDIM FANTÁSTICO, Fábio Baldo e Tico Dias, Fic, SP, 2020
Uma professora usa Ayahuasca durante as aulas com o intuito de conectar seus alunos a uma outra realidade. Durante um dos rituais, uma das crianças encontra uma estranha engrenagem na floresta.

CADEIA ALIMENTAR, Raphael Medeiros, Fic, RJ, 2019
Guilherme Ferraz dá vida ao Homem Peixe, que oprimido pelas atitudes do personagem de Mateus Solano, levanta a reflexão sobre o quão abusiva é a relação do homem com a natureza. Tudo isso costurado pelo viés da religião, representada pelo pastor vivido por David Júnior, e também pelo olhar da mídia através da repórter representada por Iane de Jesus. Em uma realidade fantástica de atmosfera apocalíptica, os personagens são alegorias entre Natureza e Homem, Herói e Antagonista. Dentro desse contexto, Cadeia Alimentar propõe uma metáfora visual baseada na vingança da natureza. Estaria, de fato, o homem fadado a ser prato da natureza?

A ERA DE LAREOKOTÔ, Rita Carelli, Doc, PE, 2019
Copa do Mundo, roça, ritual. Em meio a um dia intenso - e comum - na aldeia do povo indígena Enawenê-Nawê, no Mato Grosso, Kularenê, nos conta como, ao sairem de dentro da mesma pedra, índios e brancos tomaram rumos distintos: os primeiros guiados por Wadari, seu ancestral, e os outros por Lareokotô, avô dos brancos e pai da tecnologia.

2 de dezembro

17:00 │ MOSTRA INTERNACIONAL 3

Em exibição gratuita entre 02/12 e 08/12

DESAPARECIDOS | ELS ESVAÏTSOS, Mònica Cambra e Ariadna Fortuny, Fic, ESPANHA, 2019
Minutos antes de deixarem o apartamento que viveram por tanto tempo e antes de darem um fim ao relacionamento, Gala e Marçal tentam encarar todas as emoções que vinham escondendo por tanto tempo.

UMA LONGA JORNADA | THE LONG RIDE, Sarah Passos, Fic, REINO UNIDO, 2019
Zack é um ator em ascensão com muito talento e pouca sorte. Após um dia todo de desapontamentos, ele só quer sentar e relaxar, mas o vagão está lotado. Então ele decide fingir um término de relacionamento por telefone com seu marido, Aidan, para que as pessoas se compadeçam e lhe cedam um lugar. Mas, desta vez, Zack vai longe demais no fingimento e as coisas saem do controle.

A VENDEDORA DE LÍRIOS | LA VENDEDORA DE LIRIOS, Igor Galuk,Fic, ARGENTINA, 2020
Jacinta e sua neta Indira são migrantes bolivianas. Durante a primavera, as duas trabalham colhendo flores às margens do rio. Flores essas que elas vendem no cemitério da cidade de Magdalena. A rotina de trabalho das duas é constantemente interrompida por conflitos raciais que ainda existem na Argentina em relação às culturas ancestrais latino-americanas.

UM PEIXE SUCULENTO | A TASTY FISH, Chihiro Tazuro, Ani, JAPÃO, 2020
Um criança, primogênita, vem ao mundo. Apesar de seus pais serem humanos, essa criança é um peixe - e no lago ela é despejada. Outra criança nasce. E essa pequena garota não conhece nada de sua irmã mais velha, mas ambas vão se encontrar, não só no sangue compartilhado e na história, como também em gerações futuras. Esta é a história de uma ocorrência banal - um natimorto - contada de uma maneira incomum, e também sobre a jornada que uma irmã fará para encontrar seus laços.

LIBERTAI, Bill Szilagyi, Doc, BRASIL, 2019
O artista Crawford Mandumbwa de Botswana fala abertamente sobre a política, a sociedade, a arte e a cultura africana, e aproveita para lançar a questão de por que a África ainda tem muitos problemas sociais.

MINUTOS DOURADOS | AUKSINÈS MINUTÈS, Saulius Baradinskas, Fic, LITU NIA, 2019
Quando um ataque cardíaco acontece, a pessoa tem exatamente dez minutos para ser salva pelas pessoas ao redor. Na medicina, esse curto período de tempo é chamado de "Minutos de Ouro". Liudas decide se enforcar. Mas ele não pode fazê-lo até que seu apartamento esteja limpo e organizado, então ele decide tirar o lixo. Liudas leva o lixo até uma caçamba perto de um ponto de ônibus. Mas quando chega lá, ele sofre um ataque cardíaco.

 

19:00 │ MOSTRA MINEIRA 4

Em exibição gratuita entre 02/12 e 08/12

TOQUE DE RECOLHER, Eduarda Viana, Fic, MG, 2019
Um homem comum com uma fé extraordinária se prepara para um momento importante.

MALANDRO DE OURO, Flávio C. Von Sperling, Fic, MG, 2019
Na esperança do mais alto pedestal O teu castelo ruiu Numa poeira infernal

BAIXAS LENDAS DA CLASSE MÉDIA ALTA I: JANAÍNA SEM CABEÇA, Bruna Schelb Corrêa, Fic, MG, 2020
Do conforto de seus privilégios Janaína se preocupa com os problemas do mundo que estão na moda. Em sua pobre cabeça, porém, moram as vozes de todos os seus mais reacionários antepassados. Tudo o que Janaína quer é uma consciência tranquila.

ANGELA, Marília Nogueira, Fic, MG, 2019
Angela vive sozinha e coleciona diagnósticos de doenças que nunca teve. Sua ficção segue impertubável até a chegada de Sueli e o vislumbre de uma nova existência.



21:00 │ MOSTRA BRASIL 6

Em exibição gratuita entre 02/12 e 08/12

CARNE, Camila Kater, Ani/Doc, BRASIL/ESPANHA, 2019
Crua, mal passada, ao ponto, passada, bem passada. Através de histórias íntimas e pessoais, cinco mulheres compartilham suas experiências em relação ao seu corpo, desde a infância até a idade adulta.

RECEITA DE CARANGUEJO, Issis Valenzuela, Fic, SP, 2019
Após a morte do pai, Lari e sua mãe vão passar alguns dias na praia. Elas resolvem cozinhar caranguejos. E os bichos, aos poucos, transformam-se em seres luminosos.

QUEBRAMAR, Cris Lyra, Doc, SP, 2019
Um grupo de jovens lésbicas de São Paulo viajam a uma praia deserta para passar o ano novo. Lá, constroem refúgio físico e emocional para seus corpos e afetos através da amizade e da música. Nesse ambiente seguro e de cuidados mútuos podem, enfim, relaxar.

SEREMOS OUVIDAS, Larissa Nepomuceno, Doc, PR, 2020
Como existir em uma estrutura sexista e ouvinte? Gabriela, Celma e Klicia, três mulheres surdas com realidade diferentes, compartilham suas lutas e trajetórias no movimento feminista surdo.

NOITE FRIA, Priscila Nascimento, Fic, PE, 2020
Entre o trabalho num call center, idas a um bar e notícias cotidianas, nada está fora do lugar no mundo de Marta. Entre uma monotonia e uma quebra da realidade, "Noite Fria" tenta falar da violência enquanto foge dela.

 

22:00 │ MOSTRA BRASIL 7

Em exibição gratuita entre 02/12 e 08/12

#SOMOSAMAZONIA, João Inácio, Doc, DF, 2019
Será que o Acre existe? Assim muitos brincam sem saber os riscos e as tensões enfrentadas por esse Estado brasileiro que tem em si um dos maiores e mais ameaçados patrimônios da humanidade... a Amazônia.

TAMBOR OU BOLA, Sergio Onofre, Doc, AL, 2019
O filme se baseia na trajetória de vida do fundador da Orquestra de Tambores de Alagoas, personagem que dedicou e dedica parte de sua vida à música e ao trabalho de difusão da percussão popular como ferramenta para inserção social de jovens da periferia.

ÀPROVA, Natasha Rodrigues, Doc, SP, 2020
A conquista da aprovação das cotas étnico-raciais na Unicamp ocorreu em 2017, devido à mobilização de centenas de pessoas de dentro e fora da instituição. Entre os vazios da universidade e o brado tempestuoso da luta pelas cotas, o documentário-ensaio àprova apresenta as vozes de quem viveu e ainda vive a Unicamp sob as forças do racismo e da discriminação. 

CORRE QUEM PODE, DANÇA QUEM AGUENTA, Welket Bungué, Doc, BRASIL/PORTUGUAL, 2019
Um jovem performer é detido enquanto faz uma protesto sobre o aumento da passagem de ônibus no Rio, e no próximo dia ele é entrevistado por outro artista que pretende contar a história para os ouvintes de sua rádio. Auris, como tantos outros afro-brasileiros, poderia ser um corpo perdido, camuflado pelas estatísticas de jovens apagados pela violência imposta pelas altas classes ou por uma estrutura desigual operando em nome da máquina pública. Mas não, seu corpo se faz presente.

7 a 12 de dezembro

PREMIADOS │ 8 CURTAS-METRAGENS

Curtas-metragens selecionados pelo Júri Popular da 13ª MOSCA.

MELHOR CURTA-METRAGEM DA MOSTRA BRASIL PELO JÚRI POPULAR
VINDE COMO ESTAIS, de Rafael Ribeiro e Galba Gogóia, Doc/Fic, RJ, 15', 2019

MELHORES CURTAS-METRAGENS DA MOSTRA MINEIRA PELO JÚRI POPULAR (EMPATE)
HÁ TEMPOS NÃO VEJO MINHA MÃE, de Luiza Reis, Fic, MG, 24'46", 2019
OBSCURA, de Felipe Vignoli, Francisco Cavalcanti, Fic, MG, 24'34", 2020 

MELHORES CURTAS-METRAGENS DA MOSTRA INFANTIL PELO JÚRI POPULAR (EMPATE)
COMO SEGURAR UMA NUVEM NO CHÃO, de Marco Aurélio Gal, Fic, SP, 18', 2019
FOGUETE, de Pedro Henrique Chaves, Fic, DF, 15'10", 2020

MELHOR CURTA-METRAGEM DA MOSTRA JOVEM PELO JÚRI POPULAR
ANA, de Sofia Brayner, Fic, SP, 19'44", 2019

MELHOR CURTA-METRAGEM DA MOSTRA INTERNACIONAL PELO JÚRI POPULAR
UMA LONGA JORNADA, de Sarah Passos, Fic, Reino Unido, 7'18", 2019

MELHOR CURTA-METRAGEM DA MOSTRA MEIA-NOITE PELO JÚRI POPULAR
MENTE ABERTA, de Getulio Ribeiro, Fic, RJ, 8'47", 2019

8 a 12 de dezembro

PANORAMA OFICINAS │ 18 CURTAS-METRAGENS

Curtas-metragens selecionados pelos oficineiros da 13ª MOSCA que serão analisados em aula. Estes filmes voltam à exibição para todo o público da MOSCA ON LINE.

Confira detalhes das oficinas clicando no link abaixo:

OFICINA SET MOSQUINHA

ANTES QUE VIRE PÓ, Danilo Custódio, Fic, PR, 2020 (Infantil 1)
DOCES OU TRAVESSURAS, Karen Takahara, Ani, SP, 2019 (Infantil 1)
PRÍNCIPE DA ENCANTARIA, Izis Negreiros, Ani, AM, 2018 (Infantil 2)
SUPER FAMÍLIA - A CÁPSULA DO TEMPO, Rodrigo Grota, Fic, PR (Infantil 2)

OFICINA SET MOSCA JOVEM

PALOMA, Alex Reis, Ani, SP, 2020 (Jovem 3)
CÃO MAIOR, Filipe Alves, Fic, DF, 2019 (Jovem 3)

OFICINA CINEMA QUEER

OS ÚLTIMOS ROMÂNTICOS DO MUNDO, Henrique Arruda, Fic, PE, 2020 (Brasil 2)
À BEIRA DO PLANETA MAINHA SOPROU A GENTE, Bruna Barros e Bruna Castro, Doc, BA, 2020 (Brasil 2)
INABITÁVEIS, Anderson Bardot, Fic, ES, 2020 (Brasil 2)
VINDE COMO ESTAIS, Rafael Ribeiro e Galba Gogóia, Doc/Fic, RJ, 2019 (Brasil 1)
CÃO MAIOR, Filipe Alves, Fic, DF, 2019 (Jovem 3)
LETÍCIA, MONTE BONITO, 04, Julia Regis, Fic, RS, 2020 (Jovem 3)
COLIDIREMOS, George Pedrosa, Fic, MA, 2019 (Meia-Noite 1)
PERIFERICU, Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira, Fic, SP, 2019 (Brasil 4)

ABEBÉ: VIDAS NEGRAS NO AUDIOVISUAL

TRINDADE, Rodrigo R. Meireles, Doc, MG, 2020 (Mineira 1)
ÀPROVA, Natasha Rodrigues, Doc, SP, 2020 (Brasil 7)
PERIFERICU, Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira, Fic, SP, 2019 (Brasil 4)
E NO RUMO DO MEU SANGUE, Gabriel Borges, Exp, PR, 2020 (Brasil 4)
INABITÁVEIS, Anderson Bardot, Fic, ES, 2020 (Brasil 2)
RECEITA DE CARANGUEJO, Issis Valenzuela, Fic, SP, 2019 (Brasil 6)
ALFAZEMA, Sabrina Fidalgo, Fic, RJ, 2019 (Brasil 3)