Mais uma colabração da MOSCA com 5ª Mostra de Cinema Casa Aberta

Quando a visita é boa, a gente volta! Tivemos o prazer de estar na 5ª edição da Mostra de Cinema Casa Aberta, um projeto lindo da Trupe de Truões.

A itinerância da MOSCA na Casa Aberta:


Vinte e cinco curtas-metragens estiveram na programação infantojuvenil da 5ª Mostra de Cinema Casa Aberta. Entre os títulos, tivemos filmes para a primeira infância e também sessões para adolescentes.

Entre enigmas, aventuras, declarações de amor e super-heróis antenados às questões da contemporaneidade, os curtas dialogam com o público, mesclando a ludicidade peculiar do universo infantil, à sensibilidade do grande desafio que é o atravessar da infância - principalmente para uma geração que viveu uma pandemia, retratada nos curtas-metragens produzidos recentemente.

A programação foi idealizada em intercâmbio com a Mostra MOSCA, de Cambuquira, que busca no audiovisual infantil as possibilidades do brincar. Na Mostra de Cinema Casa Aberta, os autores dos filmes certamente encontrarão o foco para iluminar suas obras e os espectadores para

Confira abaixo a programação:

3 de junho de 2023

DIA DE MARIA, de Jader Barreto Lima e Rafaella Lima
O mês de maio tem um sentido muito especial para Maria Rosa: é mês de Coroação de Nossa Senhora. Devido à pandemia, este ano a tradição aconteceu de um jeito diferente de todos os anos anteriores.

O TEMPO QUE FICOU, de Renata Prado
Quando a pandemia atinge o mundo, Enrique, de 8 anos, precisa se adaptar às mudanças impostas pela quarentena. Apesar do tédio, a criatividade e inteligência são seus maiores aliados.

A CASA E O MEDO, de Eduardo Aliberti, Henrique Truffi e Valentina Salvestrini
Quando um garoto é deixado sozinho, sua casa deve protegê-lo de uma sombra misteriosa que o persegue.

FOGUETE, de Pedro Henrique Chaves
No coração da cidade, um brinquedo atrai milhares de pessoas e une diferentes gerações. O desafio de subir e descer encanta pai e filho que brincaram no mesmo lugar e guardam segredos nunca revelados. É preciso ter coragem.

4 de junho

A INCRÍVEL AVENTURA DAS SONHADORAS CRIANÇAS CONTRA LIXEIRA FURADA E CAPITÃO SUJEIRA, de Beatriz Ohana
Quando o lixo só cresce e os adultos não dão conta do problema, Sophia e as crianças do QG dos Sonhadores entram em ação para derrotar os inimigos do bairro: Lixeira Furada e Capitão Sujeira.

O PAPAGAIO E A PIPA, de Tiago Mal
Um menino constrói seu próprio papagaio e, com esforço, faz seu novo amigo voar alto no céu. O Papagaio conhece uma charmosa Pipa, mas logo a perde de vista. Destemido, parte em busca dela pelas ruas da cidade.

RAONE, de Camisa Santana
Raone tem quatro anos e gosta de fantasiar, correr, brincar de boneca e fazer bolhas de sabão. Enquanto cria suas histórias e descobre o mundo vai traçando uma infância alegre e livre de estereótipos.

ANTES QUE VIRE PÓ, de Danilo Custódio
Luan é um garoto sensível que acolhe um passarinho e, a partir da relação que estabelece com o bichinho, começa a refletir sobre a fragilidade da vida.

8 de junho

ALICE ATRAVÉS DAS SOMBRAS, de Soledad Garcia e Thiago Bresani
"Alice Através das Sombras" é uma livre adaptação da obra de Lewis Carrol “As aventuras de Alice no país das maravilhas”. Esta versão criada com a linguagem do teatro de sombras contemporâneo apresenta a partir de uma perspectiva audiovisual uma nova proposta deste clássico literário.

SE A VIDA TE DER UM ANZOL, de Uli Dile
O que é preciso para fazer a combinação perfeita para fisgar um peixe? Um anzol, uma porção de minhocas e uma menina pescadora muito determinada nessa tarefa são suficientes? Ou será que não?

LUNA / LUA, Nicolás Cefarelli
Histórias de amor, para que terminem bem, precisam ser simples. E essa termina bem. Martín está apaixonado pela lua. Simples assim.

SUPER FAMÍLIA - A CÁPSULA DO TEMPO, de Rodrigo Grota
Mavi, Pedrinho, Chiquinho, Juliana, Janaína e Lucas resolvem fazer uma cápsula do tempo! Em um futuro distante, o objeto deixado por Chiquinho reafirma a amizade entre eles.

9 de junho

CONTE SUA HISTÓRIA OU ENTREGUE SUA ALMA, Andrea Avancini
De castigo em seu quarto por ter feito mil e uma travessuras na escola, Thomas – um menino metido a valentão – se depara com um misterioso livro deixado por sua irmã em seu quarto. Ao ler o nome do livro em voz alta, “Conte Sua História ou Entregue Sua Alma”, Thomas inicia uma jornada fantástica e apavorante que o fará refletir sobre como trata amigos e colegas de colégio.

NA COMPANHIA DO SOL, Coletivo Girassol
Rosa, uma aluna de ensino médio que, por conta da pandemia, passou a estudar remotamente, retorna a sua escola para saber se a cachorra Sol sobreviveu ao isolamento social.

YIKÁSDÁHÍ - ESPERA EL AMANECER, Gabriela Clar
Quando chega a hora de criar o mapa celeste, o Deus Negro se mune de uma planta baixa e um saco cheio de estrelas para então criar as constelações. Mas as coisas se complicam quando suas ações chamam a atenção de Coyote, um encrenqueiro que busca qualquer desculpa para fazer peraltices. História baseada em uma lenda Navajo.

SUPER FAMÍLIA - SER OU NÃO SER, Rodrigo Grota
As gêmeas revelam gostos diferentes: Janaína prefere dançar, e Juliana quer ser baterista de rock. Elas se afastam por conta dessas escolhas, mas logo percebem que não há problema algum em serem diferentes.

COMO SEGURAR UMA NUVEM NO CHÃO, Marco Aurélio Gal
O que acontece depois do FIM? Essa é a fábula de Isabela, a viagem fantasmagórica de uma menina em busca de sua verdadeira essência.

11 de junho

O CAFÉ DA MANHÃ, Sergio Martinelli
Um grande mistério envolve uma árvore de maçãs cujos frutos já caem comidos. Para ajudar o elefante Ely, que está com fome e não consegue pegar nenhuma maçã não mordida, só os investigadores Tig e Papy poderão resolver esse mistério.

TRIO, Eduardo Funicello Dualibi
Três seres muito diferentes chamados Staccato, Legato e Non, se conhecem num parque, onde encontram uma maravilhosa fruta, a Mangoiaba. Para conseguirem pegar esta fruta, eles precisarão aprender a trabalhar juntos.

FUCSIA & LUXY: HORA DO LANCHE!, Jeremías Adrian Bustingorri
Fucsia é uma raposa, mãe de Luxy, uma criança brincalhona que constantemente testa a paciência de sua mãe. Hoje elas decidiram fazer um piquenique...

DOCES OU TRAVESSURAS, Karen Takahara
No dia 31 de Outubro, Bobó, a abóbora, bate na porta de Dito, o fantasma, pedindo doces. Dito o ignora e o expulsa de sua casa. Enfurecido, Bobó encontra um livro de bruxarias e invoca um ciclope para assustar Dito e pegar os doces, porém nem tudo vai como o planejado.

SAPO XULÉ, Paulo José
Sapo Xulé nunca tira seu amado tênis e, por isso, poucas pessoas convivem perto dele, mas ele não dá a menor bola a isso, só quer mergulhar na lagoa, papear com os amigos, treinar Kung Fu... e nisso ele se acha o mestre!

MALAYZ, Leila Ahang, Sara Hanif, Maryam Alavi, Marziyeh Kordloo
O danadinho e estressado peixe chamado Moslem está descansando tranquilamente quando, de repente, um anel dourado cai em sua cabeça. Obcecado, Moslem decide caçá-lo, mas acaba ele mesmo se tornando a caça de algo muito maior.

DIA DO MANGUEZAL, Alunos do Projeto Animação
Do bairro de Goiabeiras, o CMEI Jacyntha Simões apresenta as belezas do manguezal.

EATEN / DEVORADO, Mohsen Rezapour
Num planeta desconhecido e misterioso, uma criatura parecida com um coelho é devorada; mas esse não é o fim da história.

Mostra Audiovisual de Cambuquira

Site oficial da MOSCA - Mostra Audiovisual de Cambuquira, fundada em 2005 no Sul de Minas Gerais.

Produzida por Romã Produtora Cultural Ltda.

http://www.mostramosca.com
Anterior
Anterior

14ª MOSCA exibiu 119 curtas em 2021, em sua segunda edição online

Próximo
Próximo

MOSCA visita 4ª Mostra de Cinema Casa Aberta